BRUXISMO, CAUSAS E SINTOMAS
BRUXISMO, CAUSAS E SINTOMAS
O bruxismo é uma condição,um comportamento. que leva a pessoa a apertar os dentes ou mesmo serrar a mandíbula em excesso, de forma inconsciente. Portanto, pode ocorrer de dia ou à noite, mas a forma mais comum é à noite.
Ele pode ser causado por aspectos psicológicos, como estresse e ansiedade, e também estar ligado a causas respiratórias, como apneia do sono e ronco, ou mesmo ser um fator genético. Além disso, o consumo em excesso de álcool, cafeína e cigarro ou o uso frequente de drogas também podem aumentar a frequência do bruxismo.
Outra circunstância que pode favorecer o bruxismo é o refluxo, uma doença digestiva em que o ácido do estômago ou da bile voltam pelo esôfago, pois a diminuição do pH do esôfago aumenta os movimentos do músculo da mastigação.
Esse comportamento, BRUXISMO , causa pressão sobre os dentes, bem como tensão nos músculos que fazem a mastigação, o que leva à dor de cabeça ao acordar ou dores nas articulações da mandíbula, além de desgastar ou amolecer os dentes.
Caso você apresente essa condição, é imprescindível buscar a ajuda de um especialista para identificar a causa e fazer o tratamento mais adequado para o seu caso.
Bruxismo: sintomas
Como a pessoa que sofre de bruxismo costuma ranger ou apertar os dentes de forma constante enquanto dorme, os sintomas costumam ser percebidos ao acordar, pois esses movimentos podem deixar os músculos do rosto doloridos. Podemos dizer que os principais sintomas são:
Amolecimento dos dentes.
Cansaço diurno, pois se perde qualidade de sono.
Desgaste da superfície dos dentes.
Dor nas articulações da mandíbula.
Dores de cabeça ao acordar.
Se não for identificado ou tratado, o bruxismo pode levar ao desenvolvimento de problemas que envolvam o funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, ocasionando assim uma disfunção da ATM, a famosa DTM,
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o cirurgião dentista especialista em Disfunção temporomandibular e Dor Orofacial e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um cirurgião -dentista ou um médico. Somente eles estão habilitados fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente